sexta-feira, 21 de julho de 2017

CANTINHOS DE APRENDIZAGEM (MAIO)



É muito desagradável e improdutivo quando colocamos todos da turma para realizar a mesma atividade e ao mesmo tempo.







Primeiro porque os ritmos são diferentes e segundo porque não há uma novidade do que farão em seguida, gastando um tempo enorme de modo desestimulador.

No entanto, também não temos condições ainda de realizar tarefas diferentes, cada qual no seu ritmo, todos os dias de modo que o professor acompanhe todos os grupos.





Por isso, em alguns momentos de cada mês, o professor organiza em cada mesa uma atividade diferente e, ao passar um tempo combinado, os agrupamentos trocam de atividade. Desse modo, eles se envolvem mais nas tarefas sem deixar que a situação seja monótona.







O professor, por sua vez, acompanha uma ou duas mesas, observando como as crianças realizam determinada atividade, como resolvem situações-problema, quais conhecimentos já possuem, quais precisam adquirir e como uma criança pode contribuir com a aprendizagem da outra.



Nesses cantinhos de aprendizagem que disponibilizamos as fotografias, eles realizam pseudoleitura, criam pequenas narrativas com fantoches, brincam com quebra-cabeça de quantidades/ representação numérica, modelam com massinha, fazem construções com material estruturado (pecinhas) e realizam contagens em dado para cobrir o algarismo correspondente. Minha intenção é saber quem conhece algarismos e, por esse motivo, é esse jogo que acompanho de perto, observando as discussões e como eles procedem durante a atividade.












Nenhum comentário:

Postar um comentário