sábado, 18 de fevereiro de 2017

Refletindo sobre regras e combinados

Como  acreditamos que, mesmo numa turma de Educação Infantil, é inadequado trazer regras para que eles sigam, resolvemos durante esta semana construir as regras e combinados de nossa turma!

Iniciamos o trabalho assistindo ao episódio "O encanto das flores" (O Meu Amigãozão) para sensibilizar dos problemas que podem causar realizar nossas vontades sem respeitar o espaço das outras pessoas. Em roda de conversa eles deram ideias de como poderiam ser evitados os problemas que ocorreram no desenho e, indiretamente, ditaram regras do que pode e do que não pode num parque.



Aproveitando essa sensibilização, foram convidados a desenhar uma coisa que pode e uma coisa que não pode na sala! Fizeram o desenho e contaram para o professor registrar em forma de legenda. Além de dizer o que é permitido e o que é proibido, explicaram o motivo de sua escolha...

As crianças tiveram a oportunidade de socializar com os colegas de turma suas produções e organizamos dois cartazes, agrupando tudo o que é permitido no cartaz verde e tudo que não é permitido no cartaz vermelho.










Além de realizar o desenho e agrupá-los, as crianças perceberam que havia muitas repetições em alguns momentos e, em outros, haviam esquecido de colocar outros pontos importantes. Por isso, fizemos uma assembleia na sala, em que o professor foi anotando combinados importantes para alguns espaços da escola que não apenas a sala!

















O produto de nosso estudo foi a produção dos combinados da turma, que serão fixados no mural da sala para que possamos nos reportar sempre que necessário. Como foi algo que a turma construiu (e não o professor ditou ou trouxe pronto da internet!) é um compromisso de todos buscar cumpri-lo!

Um comentário:

  1. Muito importante. Minha filha chegou em casa comentando sobre essa atividade... parabéns professores.

    ResponderExcluir